Em Breve: Roteiro Agroecológico – O caminho dos Óleos Amazônicos
APRESENTAÇÃO
O município de Acará faz parte da Mesorregião do Nordeste Paraense e da Microrregião de Tome-Açu. Com uma área de 4.344 km², fica cerca de 100 quilômetros de distância de Belém, capital do Estado do Pará. Atualmente, tem uma população de aproximadamente 55 mil habitantes.
Fator importante tanto na cultura como na economia acaraense é o estabelecimento de uma significativa e próspera colônia de imigrantes japoneses no município, que se dedicam principalmente, ao cultivo de pimenta-do-reino. Outros produtos também fazem parte da economia do município: dendê, carne bovina, madeira, produtos granjeiros, açaí e frutas diversas.
O Vale do Acará tem a peculiaridade de ter 2 colônias de origem nipônica, Tome-Açu e Acará, cidades irmãs que têm como histórico a vinda de famílias japonesas desde o ano de 1920, tendo um cordão umbilical com o Japão.
PROPÓSITO
O roteiro tem como PROPÓSITO contribuir para a valorização das riquezas locais do Vale do Acará no Pará-Brasil, valorizando a floresta em pé e a ancestralidade dos povos locais e incentivando o crescimento socioambiental da região. O roteiro tem como cenário a história da colônia japonesa de Acará e como plano de fundo a família Nobumasa; família tradicional que veio do Japão por meio do Sr. Takayuki Nobumasa e da Sra. Matsue Nobumasa, em 1957, sobreviventes da 2º Guerra Mundial.
EXPERIÊNCIA
Busca-se gerar valor à riqueza da floresta, à cultura e à ancestralidade dos povos locais, mostrando um cenário de harmonia sustentável. Intitulado “Caminhos dos Óleos Amazônicos”, o roteiro agroecológico desenvolvido pela NVX Experience Design, mostrará desde a origem das sementes cultivadas na Amazônia pelos povos tradicionais até a obtenção do óleo virgem e natural, passando pela colheita, pré-processamento e a relação dessa cadeia com o crescimento econômico de cada família. O turista experienciará o real impacto da Bioeconomia na realidade do povo Amazônico.
ROTEIRO
O roteiro está contemplado por 4 grandes experiências:
- Realidade dos ribeirinhos: visita às comunidades ribeirinhas com passeio por barco no Rio Acará, quando será possível contemplar a natureza e entender o modo de vida dos ribeirinhos. O turista terá a oportunidade de ver como se dá a colheita das sementes de murumuru, andiroba, castanha do Brasil e pracaxi (a depender da sazonalidade).
- Sistema Agroflorestal de Acará: visita às propriedades de pequenos agricultores de origem nipônica, onde será possível entender a técnica de reflorestamento e sua importância para a regeneração da floresta e o crescimento econômico da região.
- Imigração Japonesa: visita às casas antigas dos primeiros japoneses que chegaram à região de Acará, mostrando como foi possível a convivência de 2 culturas no ambiente amazônico.
- Processo de obtenção dos óleos amazônicos: visita à Usina de Extração de Óleos Amazônicos da Paraoil. O turista vivenciará todo o processo, desde à extração até o envase, experimentando etapa por etapa do processo.